Categorias
Histórias

O Tempo e O Vento

Tempo

Pode parecer que irei falar sobre a obra do renomado escritor brasileiro Érico Veríssimo. Merecimento não falta pois ao escrever a trilogia, soube representar a história do estado gaúcho, através da saga das famílias Terra e Cambará.

Mas não se trata disso.

Aproveito o tema e procurarei associá-lo ao momento que todo profissional está sujeito a passar, que é a falta de tempo.

Quando qualquer pessoa que conduza o seu próprio negócio, ou mesmo subordinado a alguém, começa a sentir o peso da responsabilidade e não encontra tempo para realizar as tarefas cotidianas, é o momento de parar para refletir. A questão de ter tempo é relativa. Os manuais de administração e gerência nos ensinam que devemos estabelecer prioridades. Realizar todas as tarefas ao mesmo tempo, é impossível. Querer fazer tudo com as nossas próprias mãos, é difícil. Querer acompanhar todos os detalhes para evitar que algo saia dos trilhos, é impraticável. Entretanto, se não praticarmos tudo isso, estaremos sujeitos a auto-cobrança, pois como somos donos do próprio negócio, a cobrança é inevitável.

Além de todas as responsabilidades, alguns profissionais ainda assumem funções paralelas. Fazer parte de um clube de servilos, uma atividade prazerosa, é ao mesmo tempo uma missão gratificante mas que exige dedicação e doação. Se exercermos determinada função no Conselho Diretor, a nossa consciência nos manda executá-la da forma mais competente possível. E aqui entra novamente o aspecto tempo. Não podemos abdicar de realizar aquilo que nos foi confiado, mesmo admitindo que às vezes somos incapazes de atender a todos os requisitos ao mesmo tempo.

Portanto, precisamos encontrar ferramentas adequadas que nos possibilitem administrar estes conflitos. Delegar é uma delas. É fácil? Claro que não, pois novamente retornamos ao aspecto da auto-cobrança, mas é a melhor maneira de conseguirmos atingir os objetivos. Utilizando pessoas de confiança, podemos, também, alcançar êxito na nossa missão.

O fato de não termos tempo suficiente, foi motivo de inspiração para escrever esta mensagem. É o vento cuidando do tempo!