Categorias
Pensamentos

Questão de Opinião

“Não concordo com uma só palavra que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tens em dizê-las”.

Não recordo o autor deste pensamento, o que não importa muito, pois o mais importante é a mensagem que ele transmite. A nossa existência é marcada por eventos e acontecimentos que, via de regra, exigem a manifestação da nossa opinião. Em muitos desses momentos, o nosso pensamento não é necessariamente o mesmo do nosso semelhante. Entretanto isto não impede que, sempre que tivermos consciência e certeza das nossas posições, devemos nos pronunciar, independente de não estarmos agradando a maioria.

A omissão ou a concordância por pura conveniência, são atitudes reveladoras de fraqueza. Demonstram falta de capacidade em exercitar o nosso intelecto, e conseqüentemente, perda da oportunidade de se manifestar no momento apropriado, pois uma idéia ou postura não externada na hora certa, perderá toda e qualquer importância se tardiamente colocada.

O escritor Nelson Rodrigues já dizia: “A unanimidade é burra”. Realmente, se todos tivessem a mesma opinião sobre tudo, inibiria o desenvolvimento de novas propostas e o sentido da vida deixaria de existir.

O progresso caminha a passos largos. As inovações tecnológicas acontecem numa velocidade espantosa. A era da informática veio para ficar e nos facilita sobremaneira no acompanhamento das atividades do cotidiano. Entretanto, não podemos desprezar ou deixar de considerar as opiniões daquelas pessoas que, por terem um passado pautado por outra realidade, podem parecer alheias ao progresso, ou eventualmente não demonstrarem compatibilidade com os atuais usos e costumes, porém possuem larga experiência de vida.

Em alguns momentos, vale muito mais a experiência adquirida na escola da vida, do que a parede repleta de diplomas. Portanto, vamos externar as nossas opiniões e pensamentos sempre que necessário, sem todavia deixar de ouvir e respeitar a voz da sabedoria dos que já viveram e contribuíram intensamente.